Problemas antigos na estrada do Distrito de Pains seguem sem respostas e comunidade reivindica solução

Problemas antigos na estrada do Distrito de Pains seguem sem respostas e comunidade reivindica solução

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

O problema não é novo e, há pelo menos seis anos, a comunidade do Distrito de Pains espera uma resposta da prefeitura de Santa Maria. A reivindicação é por melhorias na Estrada Vereador Pedro Fernandes da Silveira, que está em condições inadequadas para a execução de atividades básicas. Hoje, cerca de 2 mil pessoas residem no distrito, que abrange as comunidades São Sebastião, São Geraldo, Picada do Arenal e Passo da Capivara.

Estes moradores encontram dificuldades de deslocamento para ir ao posto de saúde ou a escola. Conforme relatado pelo líder comunitário, Elton José Fernandes, os horários de transporte já foram reduzidos em razão da situação da estrada.

O problema ainda tem impactos econômicos, pois, durante o período de safra, caminhões responsáveis pelo escoamento da produção têm que percorrer este caminho, de difícil trafegabilidade, para chegar até as propriedades rurais. A comunidade teme também que, em dez anos, a agricultura familiar acabe no distrito diante das consequências advindas da precariedade da via.

Estes são só alguns dos aspectos observados e que, em época de chuva, intensificam-se. Em função da tubulação do local, a água não é escoada, acaba ficando acumulada na via e causa ainda mais transtornos de deslocamento.

– Temos bastante problemas com os tubos de entradas nas propriedades. Há seis anos fizemos um documento dando essa ideia de padronizar a tubulação por meio de uma lei. Enviamos a proposta para o gabinete do prefeito, para o presidente da Câmara de Vereadores, para a secretaria de Desenvolvimento Rural, mas, até agora, não foi resolvido nada – relata Elton.

A situação da via também provocou um incômodo na rotina da agricultora familiar Rosangela Toniasso da Silva. Ela, que temporariamente está com a locomoção reduzida, vai ficar cinco meses sem trabalhar em razão do fato que aconteceu em julho deste ano:

– No dia 16 de julho, estava voltando para casa da Feicoop, em torno de 20h, e acabamos atolando a caminhonete. Eu desci para empurrar, resvalei, acabei caindo e tive uma fratura exposta no tornozelo. Fiquei 13 dias internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e fiz duas cirurgias.

André Rolin, agricultor e morador do distrito há 25 anos, enfrenta dificuldades de deslocamento diariamente:

– É horrível de andar nessa estrada, só em zigue-zague para andar de moto. Quando chove não tem como sair, temos que ficar em casa.

Em entrevista ao programa Bom dia, Cidade, da CDN, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Valdir Oliveira, reforçou que o tema é preocupante e que a Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Distritais está acompanhando a condição da estrada no Distrito de Pains:

– Não é um caso isolado, estamos com um problema gravíssimo em praticamente todos os distritos. Precisamos de um novo olhar para o Interior, mudar a estratégia. As estradas da zona rural precisam de um novo planejamento, com recuperação, engavetamento, patrolamento e empedramento.

Questionada, a prefeitura de Santa Maria se manifestou por meio de nota:

A prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, informa que deu início na última semana à manutenção nas estradas do distrito de Pains. Estão sendo realizados os serviços de patrolamento, empedramento e compactação, além da limpeza e abertura de novas valas para melhorar o escoamento das águas da chuva e a trafegabilidade em todas as vias do distrito. Porém, em dias chuvosos e muito úmidos, as ações são canceladas, sendo retomados os serviços quando o tempo estiver firme e seco.

Em contrapartida, Elton José Fernandes salientou que este serviço está sendo feito no período inadequado do ano:

– As nossas estradas estão em péssimas condições. Isso já vem a bastante tempo, porque o poder público deixa para mexer em estradas no inverno, que não é a época. A preparação da estrada para o inverno tem que ser feita no verão. Faltou preparação.

Já a sub-prefeitura do distrito afirmou que, neste primeiro momento, serão colocadas pedras nos pontos mais críticos da estrada para tentar reduzir os transtornos.

Moradores tentam resolver o problema

Na tentativa de buscar uma solução para a condição atual das estradas do Distrito de Pains, a própria comunidade convidou representantes da prefeitura e da Câmara de Vereadores para debater o assunto em uma reunião, na próxima sexta-feira (12), no salão da Igreja Católica São Geraldo. A expectativa da comunidade é que a partir do diálogo com os órgãos públicos, as ideias dos moradores sejam ouvidas e se consiga avançar na melhoria da estrada.

*Laura Gomes

*Colaboraram Thays Ceretta e Gilberto Ferreira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaqueline Silveira: temperatura esquenta entre candidatos ao Piratini no painel da Federasul Anterior

Jaqueline Silveira: temperatura esquenta entre candidatos ao Piratini no painel da Federasul

Bem viver: a importância da amamentação Próximo

Bem viver: a importância da amamentação

Geral